0 comentários

Pensamento

--
Penso, logo existo 
                                            
“A essência do homem é pensar.”,
esta frase é atribuída ao grande filósofo Descartes (1596-1650). Ele afirmava que:
“Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente”.


O que é o pensamento?

De acordo com o físico e cosmologista (CBPF) Ernesto Von Rückert  (2008), o pensamento é como uma música. Ela não existe sem que um instrumento (ou a voz) a produza, mas ela não é apenas o som, mas tudo o que a maneira com que esse som é gerado sequencialmente no tempo seja capaz de produzir, devido à variação da altura, da intensidade, do timbre, do ritmo, da melodia, da harmonia e de todas as demais características. Assim o pensamento é uma sequência de evocações de percepções, de associações, de sentimentos, e de tudo o que o funcionamento do cérebro pode produzir. 
Em sua origem, todo processamento mental provém das sensações que os órgãos dos sentidos levam ao cérebro. São os estímulos visuais, sonoros, térmicos, táteis, olfativos, gustativos bem como dos sentidos que percebem o equilíbrio, o posicionamento do corpo e o funcionamento dos órgãos internos que provocam as primeiras cadeias de transmissões de sinais neurais que se transformam em percepções, assim que interpretados. Em segundo lugar, o próprio cérebro, em seu funcionamento, evoca, por associação ou mesmo aleatoriamente, a percepção de imagens já registradas na memória. E as processa, produzindo novos resultados que passam a ser registrados.
Esse fluxo de processamento neural é que é o pensamento. Ele pode se dar demodo consciente ou inconsciente, voluntário ou involuntário.
 

Rückert V. E. (2008). O que é pensamento. Disponível em <http://wolfedler.blogspot.com.br/2008/10/o-que-o-pensamento.html>. Acesso em 03 de nov. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sentimentos Inteligentes | Todos os direitos reservados 2013 ©
Por Elke di Barros | Conheça o blog Templates e Acessórios
Topo